4 de mar de 2016

Paralaxe (Usando Tangente)

A paralaxe é o aparente movimento de um objeto em relação ao plano de fundo para quem se movimenta em uma determinada direção, um exemplo simples disso é quando uma pessoa está no carro e olha as arvores mais próximas se movimentando em relação ao fundo mais rapidamente do que as mais distantes. Aqui você fará o calculo da tangente de um objeto distante, que é a forma mais simples que tem para esse tipo de calculo.
A maioria dos sites preferem usar Seno e Cosseno, mas isso demanda um tempo a mais para descobrir que angulo é aquele que você precisará. No caso do Astronomy Br, você só vai precisar da distancia de deslocamento e o angulo em relação a ele nesse movimento de deslocação:



Vamos colocar agora os números, suponhamos que o deslocamento foi de 2 Metros em relação ao angulo reto ao objeto, depois de completar 2 Metros o angulo ao angulo reto é de 78º. Isso já é suficiente para saber a distância:

É necessário ter um pouco de conhecimento em ângulos para fazer com Seno e Cosseno, mas com tangente é bem mais simples. no seu caso é descobrir qual é o tamanho de X, basta ter em mãos, ou na Web, uma tabela que mostra o resultado da tangente do angulo que você quer pode ser encontrada clicando aqui. Nessa tabela tem a tangente dos angulos, no caso de 78º é igual a 4,70463, agora só resta multiplicar esse numero pelo deslocamento, 2 M:

O resultado de 9,40926 pode ser simplificado para 9,4. Então a distancia de você ao objeto é de 9,4 Metros.