6 de mar de 2016

Constelações

Constelação de Escorpião
Sugerimos a página Lista de Constelações.


    Constelação é uma região do céu que se refere a uma figura imaginária reconhecida internacionalmente, agrupadas em asterismos. Existem ao todo 88 constelações em todo o céu, oficialmente não existe uma região da esfera celeste que não represente uma constelação.
    Apesar de terem as constelações reconhecidas internacionalmente, existem as que não são reconhecidas, como a constelação nórdicas e chinesas.
    Na história, algumas das constelações não podiam ser criadas, já que certas partes do céu nunca subiam ao horizonte, como é o caso das constelações nórdicas, onde a maioria só é visível por causa da sua posição mais ao norte, deixando de ver estrelas do sul celeste.
    1. A atual lista de 88 constelações reconhecida pela UAI desde 1922 baseia-se nas 48 relacionadas por Ptolomeu no seu Almagesto, no século II. O catálogo de Ptolomeu é relatado por Eudoxo de Cnido, um astrônomo grego do século IV a.C. que introduziu a antiga astronomia babilônica na cultura helenística. Das 48 constelações listadas por Ptolomeu, trinta têm uma história bem mais antiga, remontando pelo menos ao final da Idade do Bronze. Isto se dá, em particular, para as constelações do zodíaco.

Fonte: 1. :Wiki